Sistemas Rúnicos
- runemalyalanna

- 9 de mar. de 2022
- 1 min de leitura
Saudações, Runemal!
Você já ouviu falar em Sistemas Rúnicos?
Alguns dos sistemas rúnicos mais conhecidos são:
● Elder Fuþark
● Ænglesic Fuþorc
● Miðaldarúnar
● Younger Fuþark

Elder Futþark
O mais antigo deles, Elder Fuþark (ou Futhark Antigo), tem sua origem aproximada em 200 E.C. e é composto por 24 runas. Hoje este é o sistema mais difundido no meio esotérico, tanto em seu uso oracular quanto mágico.

Ænglesic Fuþorc
O Ænglesic Fuþorc, ou Futhorc Anglo-Saxão, foi o sistema rúnico usado na Inglaterra entre os séculos V e X E.C. Este sistema possuía inicialmente 26 runas e com o passar do tempo chegou a um total de 33 runas, englobando todas as runas do Elder Futhark acrescidas de um quarto agrupamento.

Younger Fuþark
Younger Fuþark (ou Futhark Novo) foi o alfabeto rúnico utilizado durante a Era Viking, do séc VIII ao XII, sendo composto por 16 runas.
Com este sistema rúnico encontramos a grande maioria dos artefatos arqueológicos com escrita rúnica, sendo o mais estudado pelos Runologistas.

Miðaldarúnar
Miðaldarúnar são as runas medievais, que surgiram após a Era Viking, com a introdução do latim na Escandinávia. Este sistema rúnico é composto por 29 runas.
Além destes existem diversos outros Sistemas Rúnicos.
E, se você achava que só existiam as 24 runas do Elder Fuþark agora já sabe que tem muuitas outras runas pra se estudar!!
Espero que tenha gostado do post, deixe um comentário contando se já sabia disso ou se foi novidade!
Blessuð!
Carla – Runemal Yalanna
Referência Bibliográfica:
MARANTE, Allan P. “Sabedoria das Runas” – Ed. Alfabeto, 2019.



Já sabia que existiam sistemas runicos diferentes de diferentes épocas, mas esse medieval é a primeira vez que vejo, adorei o