Varblót - rito à fertilidade
- runemalyalanna
- 26 de abr. de 2023
- 3 min de leitura
Saudações, Runemal!
Maio é o mês das noivas, e você sabe o porquê?
Não é nenhuma coincidência ou casualidade, e sim uma data repleta de simbolismos históricos. Acompanhe a leitura deste artigo para compreender a origem do Varblót!
Em maio vibramos na energia do signo de Touro, o mais sensual do zodíaco, regido pelo planeta Vênus. Nesta época do ano celebramos o Varblót, ritual nórdico da fertilidade e da alegria, em agradecimento pela vida.

Ritos eram feitos em honra aos deuses da fertilidade, especialmente deuses Vanir, muito ligados à agricultura, abundância e sexualidade. As Völur (feiticeiras e profetisas nórdicas), usavam seus cajados para praticar magia sexual através do Seiðr, em honra à Freya, deusa da fertilidade e da sexualidade, pedindo para que o ano fosse fértil e tivesse uma colheita abundante. Na Irlanda, um ritual parecido era celebrado, com fogueiras e danças, chamado Beltane. Mais uma vez a fertilidade e a sexualidade eram celebradas nesta data, que marcava o retorno da vida na terra.
Já no século VIII, em contrapartida, na França havia uma abadessa católica chamada Walpurga, a qual combateu ferozmente as artes da feitiçaria e bruxaria. Em 1º de maio de 870 (quase 100 anos após sua morte) foi canonizada pelo papa Adriano II e, curiosamente, nesta data passou-se a celebrar o “Walpurgisnacht”, a noite de Walpurga, uma celebração com fogueiras e danças que tinha o intuito de espantar as bruxas que voavam em suas vassouras e adoravam ao diabo.
A comemoração cristã, celebrada na mesma data do equinócio de primavera, encobriu os ritos pagãos da fertilidade, imputando o medo das antigas tradições e repulsa às bruxas. O significado das fogueiras então passou a ser o de afastar as energias malignas das trevas, pois era dito que esta seria a noite em que as bruxas voavam em suas vassouras e comemoravam suas façanhas com o diabo.
A data recebeu ainda outro significado, este muito mais recente. O dia 1º de maio é considerado o Dia do Trabalhador desde 1.899, data escolhida por uma organização socialista norte-americana. Muito antes da cristianização dos países europeus, na gélida Escandinávia, este era o período em que a terra voltava a ser fértil – era hora de voltar a trabalhar!

Os ritos de fertilidade têm uma longa e forte tradição na Escandinávia e encontramos estes sinais em diversos achados arqueológicos nas esculturas rupestres da Idade do Bronze. Numa visão psicológica, este é o momento perfeito para receber o amor em sua vida – especialmente o amor próprio!
No Varblót celebramos a face da deusa Freya Vanadis, donzela dos Vanir, deusa do amor, da fertilidade, sexualidade, paixão, e da magia. Nos rendemos ao amor e aprendemos a importância de praticar o amor próprio, acima de qualquer outra forma de amar.
Ormhäxan, "A Bruxa-serpente"400–600 AD
Varblót é o momento de amar, renascer, renovar e fertilizar!
Como celebrar o Varblót :
Decore o altar com rosas vermelhas
Acenda uma vela vermelha
Coloque um quartzo rosa
Use seu melhor perfume
Faça uma oferenda
Peça para que o amor seja despertado em você
Dance e cante na noite de 30 de abril, celebrando o amor.
Mantre a frase Gyðja ástar Vanadis (Vanadis é a deusa do amor)
Se você se interessou por este artigo e quer saber mais sobre as celebrações nórdicas, conheceça o Workshop - Roda de Bruxaria Nórdica, um trabalho que desenvolvi compilando conhecimentos históricos e modernos, especialmente para praticantes solitários que se interessam pela espiritualidade nórdica.
O Workshop é uma oportunidade para quem deseja vivenciar os ritos nórdicos numa releitura moderna. Você vai aprender como usar a Roda de Bruxaria Nórdica e como celebrar os rituais nórdicos durante o ano todo, tornando suas práticas nórdicas muito mais poderosas e cheias de magia!
São 3 horas de aulas gravadas, para assistir quando e quantas vezes quiser, além do material didático incluso.
📌Para adquirir o workshop e aprender a usar a roda: clique aqui.
📌Para adquirir sua roda em MDF: clique aqui.
Deixe sua dúvida nos comentários abaixo :)
Blessuð!
Carla Maeli– Runemal Yalanna
📌Estudo complementar:
Commentaires